Segunda-feira, 8h00 - Visita geral da enfermaria. Nesta altura temos internados 6 doentes. Uma criança com trissomia 21; 3 crianças com Doença Granulomatosa Crónica (DGC) dos quais 2 com abcesso hepático e outro com pneumonia; uma lactente de 10 meses com síndrome hemo-fagocítico pós-CMV e um caso social (não podia faltar...).
Durante esta visita, estavamos a discutir um dos casos de DGC que tinha tido alta na semana anterior da urgência com febre e uma PCR de 269mg/dL (!) medicado com amoxicilina para... (ninguém sabe). Foi nesta altura que uma das internas disse: "Dar alta com 269 de PCR tem de ser muito macho!". Todos concordámos. É como o "Pássaro Ui Ui" da Madeira!
Seguiu-se a leitura do livro de referência (Abbas). Estudámos as 3 vias do complemento. Sim, são 3 vias!
Durante a tarde continuámos as nossas visitas à Hebiatria. Significa medicina da adolescência e é uma referência à Hebe, deusa da juventude na mitologia grega, filha legítima de Zeus e Hera. Assistimos a um seminário sobre a consulta de adolescentes. Até agora uma diferença. A consulta é feita em 3 tempos: 1) Com o adolescente e a família; 2) A família; 3) O adolescente. As consultas seguintes são só realizadas com o adolescente sozinho.
Nessa noite, fomos convidados para um jantar de aniversário. Foi no restaurante Outback, uma cadeia de restaurantes australianos muito conhecida e apreciada no Brasil. Foi uma experiência diferente, gostámos muito mas, se comemos Canguru ou não, só nós sabemos... porque vocês não querem saber mais de comida! Né?! ;)
Sem comentários:
Enviar um comentário